Grafistas - O uso da MMA20

O uso da média móvel de 20 períodos (MMA20) não é arbitrário. Inúmeros grafistas, como Nelson Elliott e John Bollinger, descobriram que tal média é estatisticamente a mais respeitada pelos preços.



Não é à toa que John criou as famosas bandas de bollinger tendo como referência a média móvel aritmética de 20 períodos, onde a banda superior é afastada dois desvios padrão (σ) para cima e a inferior dois desvios para baixo.


Tido como o pai do Price Action, All Brooks, notoriamente utiliza a MMA20. Oliver Velez, um dos mais respeitados day traders da atualidade, também utiliza a MMA20 em sua tomada de decisão. Didi Aguiar também utiliza a mesma média junto com as de 3 e 8 períodos.


Os grafistas e traders mais respeitados utilizam esta média. Porque não iríamos utilizar? Elliott analisou dados que cobriam 57 anos de mercado e identificou que essa média é a mais importante.


Não é toda média móvel que funciona na imensa maioria das vezes. Se você utilizar no lugar da média de 20, a de 50 períodos, por exemplo, vai demorar muito para identificar alguma oportunidade.


Ao longo do mês temos, em média, 20 dias úteis, ou seja, 20 dias de negociação nos mercados. Talvez essa seja a razão porque essa média funciona tanto. Ela traz uma abordagem quantitativa que reflete graficamente melhor a dinâmica das negociações dos preços.


É como se fosse a média das médias. A que se encontra no ponto central. Ou a que o mercado, intuitivamente, decidiu seguir. As razões podem ser muitas ou única, mas o que importa mesmo é que funciona.


Porque não dá para você tomar decisões de investimento utilizando gráficos sem uma referência. De todos os setups que estudei até hoje, os que utilizam a média móvel de 20 como referência são os mais assertivos.


Você pode utilizar a média móvel exponencial de 9 (MME9) períodos para operar os setups de Larry Williams, mas, se colocar no papel, verá que os setups da MMA20 atingem mais vezes o alvo do que os da MME9.


A partir de 2010, eu fiz isso por quase três anos. Cotidianamente registrava no meu antigo toshibão azul de 17" os setups da MME9 e da MMA20 e percebi que os stop loss dos setups da média de 9 eram mais acionados. Portanto, percebi, na prática de mais de uma década, que a MMA20 proporciona maior assertividade.


Descomplique. Se atenha ao que dá mais certo.